Estou com um empasse no entendimento de um registro no trabalho.
Trabalho em uma indústria e comercio de bebidas e alimentos.
Recebemos algumas notas de bonificações do depto Marketing de produtos que foram consumidos e utilizados em eventos para degustação.
A dúvida surgiu no momento do registro contábil desses bonificações, já que é a primeira vez que ocorre esse tipo de bonificação, onde fornecedores parceiros, disponibilizaram os produtos para o evento em questão, mas temos o seguinte cenário:
Não temos controle de estoque de nenhum produto ou material de Marketing;
Esses produtos não serão utilizados para produção ou estão vinculados a nf de compra de insumos de produção. A cfop é a 1910.
Eu tinha sugerido a seguinte escrituração:
D - Estoques (uma conta de Bonificação) no Ativo Circulante;
C - Outras Receitas ( Bonificações e Doações Recebidas) no Resultado;
Porém, foi onde gerou o ponto de discordância, já que segundo os meus superiores, isso exigiria um controle de estoque de produtos que não temos controle.
A "solução" encontrada foi fazer apenas o registro no livro Fiscal e não gerar a contrapartida do registro contábil. Não considero correto, porém, já que preciso rebater isso, preciso de evidencias.
Aqui que aceito ajuda com sugestões e se possível deixarem a base legal ou citação da normativa baseada. Já procurei em diversos sites e até lendo as normas do CPC para ver se encontro algum detalhe, mas está difícil rs
Qual seria melhor tratativa nesse caso?